Blog

Wednesday, 14 August 2019 14:20

Big Data como parte da Indústria 4.0

Written by Jaime de Paula, CEO da Neoway

Em 2012, quando o termo Big Data começou a se popularizar, a principal dificuldade das empresas era consolidar e estruturar bases de dados distintas para que pudessem ser analisadas. Com o tempo, os dados tornaram-se commodity; o desafio passou a ser analisá-los de forma ágil, apoiando a tomada de decisões.

A indústria 4.0 trouxe ao mercado máquinas conectadas entre si que trocam informações em tempo real, corrigem erros e melhoram processos sem a intervenção humana; mas, diante de tanta informação disponível, tornou-se imprescindível contar com tecnologia de ponta e profissionais capazes de interpretar todos esses dados, extraindo inteligência para os negócios.

 

Abaixo, alguns exemplos de como Big Data pode ser contribuir para a Indústria 4.0:

Inteligência artificial (IA): A grande quantidade de dados provenientes de dispositivos interconectados possibilita o amplo uso de IA para solucionar problemas como otimização logística e manutenção preditiva. As máquinas conseguem perceber, entender os dados processados e auxiliar na tomada de decisões. Ex.: Carros inteligentes.

 

Machine Learning (aprendizado de máquinas): Esta tecnologia é capaz de identificar padrões, encontrar soluções e fazer previsões com base em grande quantidade de dados, sem ajuda humana. Ex.: Apps de trânsito que indicam a melhor rota e sites de filmes que fazem sugestões com base no que você já viu.

Redes Neurais: As redes neurais artificiais têm como objetivo imitar os neurônios humanos. Os neurônios artificiais são capazes de processar grande volume de dados e analisá-los, aprendendo com base em experiências anteriores. Ex.: Reconhecimento por voz em celulares e assistentes virtuais.

Modelagem estatística: É um algoritmo que processa diversas variáveis e gera estimativas. Está ligada a previsões e identificação de padrões, permitindo que os dados sejam melhor interpretados.

As mudanças nunca aconteceram em ritmo tão acelerado como nesta quarta revolução e a tendência é o aumento em velocidade e complexidade. O novo desafio das empresas é adaptar-se rapidamente buscando as melhores práticas para utilizar dados com segurança.

 

Sobre a NeoWay

 

A Neoway, maior empresa de Inteligência de Mercado da América Latina, desembarcou em Nova York e se prepara para abrir escritórios em Portugal, Índia, México e Colômbia. A companhia, que foi fundada em 2002, tem sede em Florianópolis e filial em São Paulo. Possui aproximadamente 350 funcionários e é parceira da Endeavor desde 2013. Saiba mais em https://.neoway.com.br

Publicado originalmente por Distrito.ME

Read 2061 times Last modified on Wednesday, 14 August 2019 16:23

Populares do Blog

Conecte-se usando...

Busca