Blog

Wednesday, 14 August 2019 14:57

Indústria 4.0 e as perspectivas para o futuro da rodovia

Written by Roberto Rubio Potzmann, Diretor de Tecnologia da Rumo

Automação, controle e tecnologia da informação, internet das coisas e pensamento “fora da caixa” são algumas das atribuições que passaram a fazer parte da rotina da maior companhia ferroviária do país. Atenta às oportunidades do futuro, a Rumo vem liderando o processo de revolução da indústria 4.0 no setor ferroviário, sendo reconhecida pelo anuário da Época Negócios 360º como a empresa mais inovadora do país no setor de infraestrutura.

O reconhecimento faz parte do processo de transformação da Companhia desde que assumiu a concessão em 2015. A empresa patenteou projetos focados na segurança da operação, como o Detector de Trilhos Quebrados (DTQ), o aplicativo Chave na Mão e o sistema Supervisório. Neste ano, liderou o lançamento do Distrito Spark CWB ao lado de grandes companhias, passando a trabalhar intensamente o conceito de Open Innovation, compartilhando de forma aberta desafios e propostas para tornar mais segura a operação ferroviária.

Dentro dessa perspectiva do ecossistema de inovação e de atuação em rede, a concessionária desenvolveu uma linha de atuação composta por diversas frentes. Entre elas podemos destacar: a busca por soluções para as áreas de tecnologia com objetivo de redução de custos e aumento de performance e agilidade, internet das coisas (tecnologia de hardware para criar soluções inovadoras), indústria 4.0 (pesquisas operacionais, processos, modelos de predição, inspeção autônoma), eficiência  produtividade (métodos que explorem novas oportunidades), interação com o ecossistemas de inovação (outras empresas, startups, universidades, fundações institutos) e branding (viabilidade da marca, atração de talentos, novos negócios).

Todos os pontos listados acima fazem parte de um planejamento robusto para que a Rumo se torne até 2022 uma “Best In Class” na área de inovação, ditando tendências no setor ferroviário e contribuindo para a geração de novos negócios. Um processo que só é possível com transformação da cultura de trabalho, incentivando a construção de um ambiente disruptivo, inspirador e colaborativo atrelado ao protagonismo na eficiência, produtividade e segurança da operação ferroviária.

 

Sobre a Rumo 

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões. Saiba mais em www.rumolog.com

 

Publicado originalmente por Distrito.ME

Read 2007 times Last modified on Wednesday, 14 August 2019 16:23

Populares do Blog

Conecte-se usando...

Busca