Blog

Wednesday, 14 August 2019 17:34

A Indústria 4.0 e a transformação Digital dos negócios

Written by José Borges Frias Jr.

A indústria passa por uma quebra de paradigmas, fruto da intensa evolução e integração dos processos de automação, que leva à quarta grande mudança nos modos de produção, caracterizada pela transformação digital, e conhecida na Alemanha como Industrie 4.0. Fazer mais com menos é essencial para as indústrias que precisam garantir resultados e competitividade. A atratividade da transformação digital, para os empresários, tange ao rápido retorno que podem obter como resultado do aumento da produtividade, além das novas oportunidades de negócios criadas a partir das tecnologias digitais.
A Indústria 4.0 surgiu como forma de potencializar a integração de tecnologias digitais disponíveis para incrementar a produtividade na indústria, estabelecendo novas formas de produção. Com isso, é possível agilizar processos e ganhar flexibilidade e eficiência, com elevados níveis de qualidade.
É preciso combinar tecnologias, rever os modelos de negócios, e entender as necessidades dos clientes e mercados para co-criar soluções específicas. Modelos digitais de simulação estão aí para que possamos “errar” mais rápido e mais barato, convergindo para soluções otimizadas. A mudança é cultural, e exige uma visão holística da tecnologia, gerando oportunidades e viabilizando a criação de novos modelos de negócios.

Não existe uma receita única quando se trata de transformação digital. Para se tornar uma “Digital Enterprise” é preciso responder 3 perguntas básicas: por que é necessário fazer a transformação; o que é necessário transformar e como fazer essa transformação. A definição de um plano diretor de digitalização, uma espécie de Roadmap, é fundamental para uma transformação digital bem-sucedida.
O Brasil se vê diante da possibilidade de trazer a produção nacional para uma nova era marcada por maior produtividade e valor agregado ocasionados pela digitalização. É preciso, portanto, que as empresas de todos os setores e tamanhos planejem e invistam na transformação digital por meio da inovação tecnológica, assim como na capacitação digital da força de trabalho.
A Siemens atua com soluções que respondem aos desafios de transição para a Indústria 4.0, aumentando a competitividade das empresas, transformando-as em Digital Enterprises, com ganhos relevantes para o Brasil. Na Siemens, o processo de transformação digital provocado pela implementação dos conceitos de Indústria 4.0 possibilitará um salto quântico na produtividade e competitividade, condição sine qua non para colocar a indústria nacional em posição de destaque nas cadeias globais de valor.

José Borges Frias Jr. Dir. de Estratégia e Business Excellence para as divisões Digital Factory e Process Industries and Drives da Siemens no Brasil.

Sobre

A Siemens Brasil faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia e inovação. Com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização, é uma das maiores produtoras de tecnologias voltadas à eficiência energética, além de ser líder no fornecimento de soluções de geração e transmissão de energia e pioneira em inovações para a automação e digitalização da indústria. Saiba mais em www.siemens.com.br

Read 453 times

Populares do Blog

Conecte-se usando...

Busca